quinta-feira, 6 de abril de 2023

E quem pode dizer se ele será sábio ou tolo?


O livro de Eclesiastes nos convida a refletir sobre a finitude da vida e a busca por um propósito que vá além das coisas terrenas. No versículo 19 do capítulo 2, Salomão faz uma pergunta que pode nos levar a ponderar sobre o valor que damos às coisas passageiras: "E quem pode dizer se ele será sábio ou tolo?".

Muitas vezes nos esforçamos para acumular bens materiais, buscar reconhecimento e fama, mas no final das contas, todas essas coisas são passageiras e não nos garantem sabedoria ou sucesso duradouro. Por isso, Salomão nos alerta a ter humildade e reconhecer que não podemos controlar nosso destino, nem sabemos o que o futuro nos reserva.

Mas, apesar disso, podemos buscar a sabedoria que vem de Deus e aprender a valorizar o que realmente importa na vida. Podemos buscar desenvolver um caráter sábio, cultivar relacionamentos significativos e viver uma vida que honre a Deus e o próximo.

O apóstolo Paulo nos lembra em 1 Coríntios 1:25 que "a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens". Quando buscamos a sabedoria que vem de Deus, temos a oportunidade de experimentar o poder transformador de Sua graça em nossas vidas e viver com propósito e significado.

Que possamos aprender com Salomão a valorizar a humildade e a buscar a sabedoria que vem de Deus, sabendo que só Ele pode nos dar um futuro seguro e duradouro. Que possamos viver cada dia com a esperança de uma vida eterna em Cristo e com a certeza de que em Deus encontramos a verdadeira sabedoria que nos guia rumo a um caminho pleno e feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário